Pular para o conteúdo
Home » Por que escolhi a área de tribunais?

Por que escolhi a área de tribunais?

concursos de tribunais

Opa! Willian Daniel por aqui inaugurando o blog WD Concursos.

E para o primeiro post escolhi falar sobre um assunto extremamente importante, que é a escolha da área de estudo para concursos públicos.

Nem todo concurseiro sabe, mas um dos passos essenciais pra você passar em um concurso é escolher uma área, como tribunais, policial, bancária, fiscal etc.

Ao fazer essa escolha, você tem a possibilidade de se especializar nas matérias que são cobradas em concursos dessa área.

E assim você consegue atingir o nível de conhecimento necessário para aprovação.

Do contrário, se você não fizer essa escolha, você vai ficar prestando concursos de áreas diferentes, que cobram disciplinas diferentes.

Consequentemente, você vai estar sempre estudando muitas matérias e vai ter dificuldade para se aprofundar em todas elas.

No meu caso, por exemplo, escolhi a área de tribunais.

Assim, meu objetivo é me tornar um especialista nas disciplinas que são cobradas em concursos dessa área, como Português, Informática, Raciocínio Lógico, Direito Constitucional, Direito Administrativo etc.

Mas por que escolhi a área de tribunais? É o que você vai descobrir agora.

Por que escolhi a área de tribunais?

concursos de tribunais

Quando comecei a estudar para concursos confesso que estava perdido e não escolhi nenhuma área específica.

Aí sempre que saía um concurso que eu achava interessante, eu decidia prestar, sem nem me preocupar com o fato de as matérias serem bem diferentes.

Fazia o famoso “atirar para todos os lados”.

Como era de se esperar, não passei em concurso nenhum.

Até que descobri que eu precisava escolher uma área e prestar somente os concursos que fazem parte dela.

E foi aí que descobri o blog Quero Passar em Concursos do Guilherme Machado, que era concurseiro da área de tribunais e hoje é concursado do TJMG.

Depois de ler alguns artigos lá no blog dele, acabei achando interessante e também decidi escolher a área de tribunais.

E o que me chamou atenção foram os atrativos que a área de tribunais oferece:

  • dezenas de oportunidades: no Brasil temos 27 TJs, 24 TRTs, 27 TREs, 6 TRFs, além dos tribunais superiores. Com isso, toda hora tem um tribunal realizando concurso e você pode aproveitar um grande número de oportunidades
  • boa remuneração: de uma forma geral, os tribunais oferecem bons salários, além de benefícios. Você pode facilmente ganhar um salário inicial de R$ 5 mil pra nível médio e R$ 8 mil pra nível superior.
  • qualidade de vida: além disso, trabalhar em um tribunal proporciona uma boa qualidade de vida, já que em alguns casos você tem jornada de trabalho de 6 ou 7h diárias e aí sobra tempo pra aproveitar a vida. Além disso, ao trabalhar como Técnico ou Analista Judiciário, você não tem a mesma pressão, cobrança e responsabilidade de um juiz.

Por tudo isso é que eu decidi escolher os concursos de tribunais e espero que em breve seja aprovado no cargo de Analista Judiciário.

E você? Qual área vai escolher e por qual motivo?

Deixa um comentário me dizendo!

Um abraço e até o próximo post!